• Artigos APCER

Conciliação da vida profissional, pessoal e familiar

A NP 4552:2016 define os requisitos para a implementação, manutenção e gestão de um sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal e aplica-se a todas as organizações, públicas ou privadas, independentemente do tipo, dimensão, ...

21 Mar. 2019

Desafios à conciliação família trabalho

A APCER marcou presença na Conferência Desafios à Conciliação Família e Trabalho realizada no passado dia 18 de março, na Nova SBE, em Carcavelos.

Nesta conferência, foi apresentado publicamente o Estudo Desafios à Conciliação Família Trabalho da Confederação Empresarial de Portugal, elaborado pela Nova School of Business and Economics com o apoio da ACEGE.

O estudo foi apresentado pelo Professor Miguel Pina e Cunha que enfatizou alguns conceitos que mudam a forma como é encarada a conciliação da vida pessoal e familiar com a vida profissional. Por exemplo, foi proposto considerar a família como uma parte interessada (stakeholder) da atividade empresarial, de forma a incluir na esfera da gestão das organizações os interesses deste agente que, disputa com a entidade empregadora, o tempo finito do colaborador.

Outra proposta interessante foi considerar a conciliação como paradoxo e não dilema, uma vez que um paradoxo não pressupõe interesses opostos que se excluem mutuamente, mas sim interesses que podem e devem ser geridos de forma integrada.

As organizações, no futuro próximo, devem encarar o desafio da conciliação de uma forma séria e estruturada pois só assim é que será possível atrair e reter talento que permita às organizações enfrentar os desafios da digitalização.

O evento contou com a representação de membros do Governo, através da presença de Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade e com o fecho a cargo de José António Vieira da Silva, Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que relembraram aos presentes o Programa 3 Em Linha, promovido pelo Governo e com medidas de apoio para a certificação de acordo com a NP 4552:2016 - Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

A visão empresarial deste desafio foi comunicada através da Mesa Redonda - O Impacto da conciliação na empresa, onde ouvimos os testemunhos de Henrique Pulido (Brisa), Paula Carneiro (EDP), José Maria Carneiro (Nippon Gases de Portugal) e Miguel Pedrosa Rodrigues (Pedrosa & Rodrigues).

Rafael Fuertes (Fundación Más Familia) e João Pedro Tavares (ACEGE) apresentaram as vantagens da certificação através da norma Empresa Familiarmente Responsável (EFR).

Antecedendo o final do evento, foi realizada uma entrega simbólica dos certificados EFR às empresas que obtiveram a certificação em Portugal desde a publicação da norma. As empresas Nippon Gases, Morais Leitão, Aveleda, Fidelidade Assistance e XZ, certificadas pela APCER, receberam os seus certificados EFR da mão de António Saraiva, Presidente da CIP e de José António Viera da Silva, Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Muitos parabéns a todos eles pelo percurso e pelo sucesso!