A Social & Labour Convergence Program é uma iniciativa multissetorial sem fins lucrativos que tem como objetivos eliminar a fadiga de auditoria nas cadeias de abastecimento globais, e melhorar as condições sociais e laborais das empresas inseridas nessas cadeias. É aplicável às indústrias têxtil, de vestuário e de calçado.
Este programa fornece as ferramentas e o sistema para avaliar e comunicar um conjunto de dados comparáveis sobre as condições de trabalho nas organizações, e que podem ser utilizados por todas as partes interessadas do setor.
As organizações são avaliadas com base no Converged Assessment Framework (Quadro de Avaliações Convergentes) (CAF). São recolhidos dados sociais e laborais que podem substituir outras as metodologias de auditoria vigentes.
O CAF tem por base uma Ferramenta de Recolha de Dados (Data Collection Tool) e uma metodologia de verificação: juntas, fornecem as ferramentas necessárias para produzir um conjunto de dados verificados sobre as condições sociais e laborais nas fábricas. As fábricas podem partilhar esses dados verificados com parceiros comerciais, inclusive marcas e detentores de normas. Assim, não será necessária recolha adicional de dados (auditorias).
A adesão ao SLCP envolve três etapas:
- Autoavaliação realizada pela organização, ou uma avaliação conjunta com assistência externa, através da resposta a questões sobre as condições das suas instalações.
- Verificação independente dos dados, por verificadores aprovados pelo SLCP (inclui uma visita ao local e elaboração de relatório).
- Carregamento dos dados verificados num portal seguro, onde os utilizadores autorizados pelo SLCP podem aceder aos dados com a permissão da organização.
A APCER é um organismo verificador aprovado para a realização de verificações SLCP. Tem elevada experiência na realização de auditorias de responsabilidade social e é membro efetivo da APSCA.
Para mais informações visite slconvergence.org